“Pequenos” bombeiros aprendem Suporte Básico de Vida

No passado Sábado, dia 21 de janeiro, a Escola de Infantes e Cadetes (EIC) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, realizou uma atividade dentro do seu calendário de instruções, sobre o tema de “Suporte Básico de Vida”.

Considerando o pograma de instrução bem como a dinâmica das sessões práticas, fizemos a divisão em duas sessões, uma para os Infantes das 08h30m às 12h30m e outra sessão para os Cadetes das 14h00m às 18h00m.

Esta formação, que foi ministrada por uma formadora certificada pelo INEM, em formação de SBV-DAE, a nossa voluntária n.º 201, Daniela Cruz, teve como objetivo a aprendizagem pelos pequenos bombeiros dos seguintes pontos:

• Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência e conhecer os seus elos;
• Identificar os potenciais riscos, quer para a vítima, quer para o reanimador;
• Saber executar corretamente as manobras de Suporte Básico de Vida;
• Saber como e quando iniciar e parar as manobras de Suporte Básico de Vida;
• Saber identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar as manobras de desobstrução;

Em cada uma das sessões, e para conseguirmos atingir os objetivos propostos, realizamos duas palestras, uma sobre “Sistema Integrado de Emergência Médica”, seguida de uma sobre “Suporte Básico de Vida”. Para terminar foram realizadas práticas simuladas, com o intuito de treinar “Suporte Básico de Vida”, “Posição lateral de Segurança” e “Desobstrução da Via Aérea”.

Estiveram presentes nesta atividade da EIC 26 Infantes e 20 Cadetes, acompanhados por 8 Orientadores.