Escola de Infantes e Cadetes cumpriu mais uma espetacular instrução

No fim-de-Semana de 25 e 26 de Fevereiro, a Escola de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, realizou uma atividade dentro do seu calendário de instruções, sobre o tema de “Técnicas de Trauma”, bem como o inicio de treinos de preparação física, tendo em vista os vários concursos e campeonatos em que irão participar.

No dia 25 de Fevereiro, tendo em conta o tipo de instrução, bem como a dinâmica das sessões práticas, fizemos a divisão em duas sessões, uma sessão para os Infantes das 08:30 às 12:30 e uma sessão para os Cadetes das 14:00 às 22:30.

Esta formação foi ministrada pelos formadores da área de Emergência Pré-Hospitalar, Vol. 050 António Costa, Vol. 226 Marina Gondar e  Vol. 201 Daniela Cruz, com o apoio da Vol. 240 Marta Correia.

Esta instrução procurou munir os infantes e cadetes das seguintes comeptências:

  • Manter a região cervical alinhada em posição neutra até que a vítima esteja completamente imobilizada.
  • Efetuar a correta colocação de um colar cervical de tamanho adequado.
  • Mobilizar uma vítima para um dispositivo de imobilização, mantendo estabilização com alinhamento manual e com a máxima ausência de movimento da coluna vertebral.
  • Mobilizar uma vítima para um plano duro, mantendo estabilização com alinhamento manual e com a máxima ausência de movimento da coluna vertebral.
  • Manter a estabilidade da coluna vertebral numa vítima com suspeita de trauma vertebro-medular.
  • Preencher o espaço sobe a cabeça e/ou pescoço da vítima de forma a manter o alinhamento em posição neutra.
  • Proceder à extração de uma vítima com suspeita de lesão vertebro-medular, mantendo a proteção, imobilização e estabilização da coluna vertebral.
  • Estabilização manual de uma vítima com lesões que colocam a vida em perigo, antes ou durante a sua mobilização.
  • Retirar o capacete, minimizando o risco de causar lesões adicionais. Observar a calote craniana e a face, despistar ou controlar hemorragias ou outras lesões, executar reanimação cardiorrespiratória, entre outros.
  • Imobilizar completamente uma vítima em posição ortostática (de pé), mantendo a cabeça e o pescoço alinhados numa posição neutra, minimizando o risco de lesões adicionais.

Para tal, realizamos palestras sobre com vídeos de “Técnicas de Trauma”, “TCE e TVM” e “Situação de Excepção”. Ainda em ambiente de sala, proporcionamos um jogo em que os formando tinham de indicar qual o equipamento de imobilização a aplicar para determinados tipos de ocorrência.

Seguimos depois para o nosso pavilhão onde foram realizadas práticas simuladas, com o intuito de treinar a “Chave de Rautek”, “Imobilização Ortostática”, “Remoção de Capacete”,  “tipos de Colar Cervical”, “Rolamento a 3 elementos”, “Imobilização com Cinto aranha”, “Imobilização com três cintos”, “Levantamento em Ponte”, “Aplicação de Colete de Extração”,  “Aplicação de Maca de Levantamento” e  “Aplicação de Maca de Vácuo”.

Já da parte da noite, e numa sessão só com os Cadetes, realizamos um exercício simulado de cenário multi-vítimas, com o intuito de verificar a capacidade dos formandos em executar as técnicas treinadas previamente num ambiente “fora de sala de aula”.

Já no dia seguinte, a 26 de Fevereiro , demos o ponto de partida para os treinos de preparação física, tendo em vista permitir que nossos Infantes e Cadetes estejam aptos a participar no “Campeonato Nacional Bombeirinho de Ferro” e no “Concurso Nacional Manobras Cadetes”. Sendo que esta instrução foi ministrada pelo, Vol 082 Paulo Cavaco que é Técnico Especialista em exercício físico.

Estiveram presentes nesta atividade da EIC, 28 Infantes e 18 Cadetes, acompanhados por 11 Orientadores e 4 Instrutores.