Mulher, uma força da Natureza.

 

Miguel Esteves Cardoso escreveu, em 2008, que “as raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos impossíveis. Têm o ar de quem pertence a si própria. Olham de frente. Pensam em tudo e dizem tudo o que pensam. Confiam, mas não dão confiança. Acho-as verdadeiras. Acredito nelas. Gosto da vergonha delas, da maneira como coram quando se lhes fala e da maneira como podem puxar de um estalo ou de uma panela, quando se lhes falta ao respeito. São mulheres que possuem; são mulheres que pertencem. As mulheres do Norte deveriam mandar neste país. Têm o ar de que sabem o que estão a fazer.”

E foram elas, as Mulheres Agentes de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão, que no passado dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, demonstraram que são uma Força da Natureza, dando razão a Miguel Esteves Cardoso.

 

No Quartel Sede dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, sob o mote da Comemoração deste dia, reuniram-se mulheres dos diferentes agentes de proteção civil que atuam no Concelho: Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, PSP, GNR, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal.

Numa breve cerimónia informal, tanto a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses como a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão homenagearam as Mulheres Agentes de Proteção Civil que, num perfeito simbolismo, representaram todas as Mulheres do nosso Concelho.

Além das simbólicas palavras de reconhecimento, as Mulheres receberam também uma Lembrança do evento e uma Flor, entregue pelos Comandantes dos Bombeiros Famalicenses, Famalicão e Riba D’Ave.

Após esta pequena cerimónia, as Mulheres Agentes de Proteção Civil demonstraram os seus conhecimentos e competências, com um sentido de partilha e interajuda muito próprio, num simulacro de Acidente de Viação, com três vítimas e onde era necessário proceder a manobras de desencarceramento e resgate.

Não faltaram, porém, os Homens, com o olhar atento sobre o trabalho destas extraordinárias operacionais.

No final, o balanço foi extremamente positivo, numa celebração inédita e com certeza a repetir no próximo ano.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses AGRADECE a presença dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários de Riba D’Ave, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Ribeirão, Representantes da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Nunca a citação “juntos somos mais fortes” fez tanto sentido.

Vivam as Mulheres.

Bem Hajam.