Escola de Infantes e Cadetes continua a sua atividade anual de formação

 

No Sábado, dia 3 de Junho, a Escola de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, realizou uma atividade dentro do seu calendário de instruções, sobre o tema de “Incêndios Rurais e Comunicações”.

Considerando o tipo de instrução bem como a dinâmica das sessões práticas, procedeu-se à divisão em duas sessões, uma para os Infantes das 08:30 às 12:30 e uma para os Cadetes das 14:00 às 18:00.

Na primeira parte da sessão foi dada uma palestra sobre “Comunicações” na qual abordaram as diferentes partes que compõem uma mensagem, tipos de rádios, bem como o procedimento para comunicar.

Já na parte prática, foi possível treinarem com rádios a comunicação de mensagens, simulando diferentes tipos de comunicação a serem estabelecidas alternando entre emissor e receptor.

Esta sessão foi ministrada pelos instrutores Vol 060H Francisco Mesquita e Vol 243 Vera Barroso.

Na segunda parte da sessão foi dada uma palestra sobre “Incêndios Rurais” na qual abordaram as características inerentes aos combustíveis, meteorologia, topografia, entre outros, que condicionam o comportamento de um Incêndio Rural.

Já na parte prática, puderam visualizar como funcionam as moto-roçadoras e treinar o uso de ferramentas manuais no método de combate indireto, recorrendo à abertura de faixas de contenção.

Esta sessão foi ministrada pelo instrutor Vol 137 Paulo Lopes e Vol 184 Diogo Mesquita.

Estiveram presentes nesta atividade da EIC, 30 Infantes e 12 Cadetes, acompanhados por 7 Orientadores.

Foto-reportagem no link https://photos.app.goo.gl/usmiPPj21uGNe1qLA