O passado dia 26 de Abril ficará registado na memória da vasta História dos Guitas como um dia de recordações épicas, histórias de salvamentos únicos e muita confraternização.
Quarenta e dois elementos (42) do Quadro de Honra do nosso Corpo de Bombeiros reuniram-se para um dia diferente, longe das fardas, dos veículos, do Quartel mas unidos na Família Guita.
O mote era a Subida ao Pinhão de Barco, com um programa que começou bem cedo. Pelas 06h30m saímos do Quartel em direção ao Cais de Gaia onde nos esperava um imponente Barco Cruzeiro para iniciar a arrojada subida ao Pinhão. Eram 08h00 quando se iniciou o programa que nos iria proporcionar momentos espetaculares.
Após o embarque, foi servido o pequeno-almoço a bordo rumo à Barragem de Crestuma-Lever onde nos esperava um desnível de 14 metros, um primeiro momento sempre diferente. Seguiu-se o Almoço e já na Barragem do Carrapatelo novo desnível, agora de 35 metros.
Após a passagem pela conhecida Cidade do Peso da Régua, novo desnível, agora de 27 metros, na Barragem de Bagaúste.
Pelas 17h00 a comitiva de Honra chegou ao destino, o Pinhão, onde se viveram momentos de Convívio e mais partilha das eternas Histórias dos Guitas.
O dia ainda não tinha terminado pois pelas 18h15m deu-se início ao regresso rumo a São Bento, no Porto, no típico Comboio Miradouro.
Pelas 20h30, e chegados à Histórica Estação de São Bento, entrámos no nosso Autocarro de volta a Famalicão, dando por terminado um dia longo mas repleto de alegria e união.
Bem Hajam a todos os participantes e um Muito Obrigado aos nossos voluntários do Quadro de Honra que continuam a escrever a História dos Guitas após dezenas de anos no Ativo.
Foto-reportagem: https://photos.app.goo.gl/U8XyCbm53hMQS5sy6